Terranova chega ao mercado de data centers e planeja site em Campinas
Teletime
Dec 2, 2025

O mercado de data centers na América Latina ganhou um novo competidor nesta terça-feira, 2. O fundo de investimento Actis anunciou o lançamento da Terranova, empresa que nasce com uma proposta de investimento de US$ 1,5 bilhão (aproximadamente R$ 8 bilhões) para os próximos três anos.
A Terranova mira o segmento de data centers hyperscale em países como Brasil, Chile e México, com foco no atendimento para infraestruturas de Inteligência Artificial (IA) e nuvem.
Inclusive, a empresa vai inaugurar o seu primeiro complexo no primeiro trimestre de 2026, em Querétaro, no México. Os planos incluem um site em Campinas, no interior de São Paulo, previsto para 2027, e uma unidade no Chile, que deve ficar pronta entre 2027 e 2028.
Em comunicado, a Terranova afirma que já fechou contratos de terrenos e energia em locais estratégicos em toda a região. A expectativa é de contar com um parque de 1 gigawatt (GW) de capacidade no futuro.
"A América Latina está entrando em um novo ciclo de crescimento da infraestrutura digital, impulsionado pela nuvem, IA e demanda empresarial", diz José Eduardo Quintella, CEO da Terranova, em nota.
"Nosso foco é o crescimento disciplinado – construir data centers confiáveis e replicáveis que conquistem a confiança de nossos clientes por meio de entrega, eficiência e desempenho", acrescenta.
Experiência
Com experiência no setor de infraestrutura sustentável, a Actis, que pertence à gestora de private equity General Atlantic, já investe em data centers em outras partes do mundo, sobretudo na Ásia (China, Coreia do Sul e Malásia).
Esta também não será a primeira experiência da Actis no comando de data centers na América Latina, uma vez que é dona da NextStream, que atua com demandas variadas no Brasil, Chile, México, Peru e Argentina.